Pular para o conteúdo

Fatos históricos terríveis sobre a cocaína que você não fazia idéia… até agora.

21 janeiro, 2010

Algo bem comum ao olharmos para o passado é pensar em duas coisas. Primeiro que as pessoas eram meio retardadas antigamente e segundo, deve ter sido um saco viver em qualquer época que não a atual. O problema é que afirmando isso não consideramos a vantagem da ignorância de antigamente, que significa pessoas mais felizes.

Conseguem imaginar, por exemplo, crianças bebendo cocaína ou você comprando ela na banca mais próxima da sua casa (a cocaína, não a criança)? Definitivamente a história costuma ter um ótimo senso de humor quando olhamos com os nossos conceitos atuais para fatos que ocorreram no passado.

Papa Leão XIII e o Vinho Mariani

Mais ou menos 100 anos atrás o papa Leão XIII, adorava um certo vinho conhecido como “Vinho Mariani”, considerado um dos melhores da sua época e que tornou o seu produtor, Angelo Mariani (francês), podre de rico.

O papa gostava tanto, mas tanto deste vinho que chegou a premiar o sr. Mariani com uma medalha de honra do vaticano, e que devido a falta de fontes do Google acredito que foi a única dada pela igreja até hoje.

O que nem todo mundo sabe é que Mariani era na verdade um químico francês e desenvolveu o vinho baseado na infusão alcoólica do extrato das folhas de coca. Para os débeis significa pegar o vinho e fazer um bem bolado com a cocaína.

Pegaram a idéia? Não? Acho que a foto abaixo pode ajudar.

O para era viciado em Cocaína

Não fosse suficiente um papa viciado este ainda premiou seu fornecedor de drogas. Ele gostava tanto do vinho que, dizem, não rezava uma missa sequer sem antes dar uma degustada no seu querido Mariani (o vinho).

Fica até dificil imaginar algo pior que um Papa viciado em cocaína,  talvez se crianças também fossem…

O verdadeiro composto “secreto” da Coca-Cola

Imagine uma criança de 5 anos bebendo feliz sua coca-cola em 1899. Ela estaria na verdade dando uma golada em uma bela dose de cocaína.

Ironicamente um dos motivos que levaram  a criação da Coca-Cola foi para concorrer com o vinho premiado pelo papa. Afinal o que vocês esperariam de uma bebida com cocaína? Sucesso absoluto no mundo inteiro.

Engraçado pensar que, conquistar o mundo foi justamente o que a coca-cola conseguiu hoje. De repente não fosse por ela hoje estaríamos bebendo ainda o tal vinho Mariani. Apesar de viciados em cocaína ao menos as mortes com câncer seriam bem menores.

Agora antes que você saia correndo comprar a coca-cola 2,5L é bom avisar que a cocaína só fez parte da composição química da Coca-Cola até 1903. Ao menos é o que dizem.

Coca-cola. Cocaína e Pedofilia.

Um papa e crianças tomando dorgas, jaja não vamos poder confiar nem em nossos médicos…

Sigmund Freud, o pai da psicanálise

Se tudo isso não fosse suficiente para os registros históricos temos também que o pai da psicanálise resolveu brincar um pouco com o pozinho mágico.

Ao menos desta vez não foi para consumo próprio – até onde sabemos é claro – Freud começou a utilizar a coca com seus pacientes para descobrir novos métodos de tratamento.

Ele estava fascinado pelos efeitos psicotrópicos da droga (um hum) e chegou inclusive a publicar um livro sobre ela. Mas após fornecer um pouco para seus amigos, dentre eles um oftalmologista, percebeu que tudo estava indo longe demais.

Porque ele percebeu isso? Porque em 1884 que os registros históricos datam como sendo a primeira vez que a cocaína fora utilizada como anestésico local em uma cirurgia ocular. E adivinhem de quem o oftalmo da cirurgia era amigo?

Mas como nem tudo está perdido nesta vida vocês já sabem como resolver uma dor no olho sem precisa ir a farmácia ou consultar um médico, Freud já cuidou disso.

Papa, crianças e médicos só falta mesmo agora é uma empresa criar uma linha de produtos baseada na coca.

Uma empresa com produtos feitos de cocaína.

Se a cocaína era tão boa porque não industrializar de uma vez? Foi justamente o que a Parke Davis fez no começo do século, toda uma linha de produtos baseado na cocaina e os negócios iam muito bem obrigado. A única coisa que a Parke Davis não contava é que a sua matéria prima seria eventualmente proibida.

A empresa oferecia ao consumidor diferentes formas para se drogar. Poderia fumar (cigarro), cheirar (em pó) ou injetá-la (na bunda), sendo que ela já vinha com agulha e tudo na compra.

E atenção para o marketing que eles utilizavam na época para definir os efeitos da cocaína.

“Substituir a comida, tornar os covardes corajosos, os silenciosos eloqüentes e os sofredores insensíveis à dor”

Dia cansativo no trabalho? Este cigarro da Parke vai dar um jeito nisso

De qualquer forma sem a proibição eu arriscaria dizer que esta seria hoje a maior empresa do mundo.

Mas, com toda este oba oba porque a cocaína foi proibida?

Se existe algo que o governo gosta de fazer é acabar com a felicidade de seus cidadãos. O que não foi o caso neste momento, exceto para o dono da Parke Davis.

Sem a proibição é provável que o mundo hoje estivesse ainda mais cagado, a única vantagem é que as festas do seu primo de 5 anos regadas a Coca-Cola seriam a melhor pedida do final de semana.

O motivo que levou a proibição foram os efeitos maléficos dela, claro. Vocês sabem, o vicio, as eventuais overdoses, destruição fisica e mental do humano…

Mas e a culpa sobrou para quem? Para o francês premiado com honra pela igreja, para Freud, coca-cola ou Parke Davis? Não senhor, foram os negros. Sim, por mais surreal que pareça conseguiram incriminar os negros.

Quando a cocaina chegou aos bairros pobres americanos, compostos na época na maioria por negros, elite branca ficou um tanto quanto assustada e espalhou alertas racistas no Sul dos Estados Unidos alegando o seguinte:

“Ataques as mulheres brancas do Sul são resultado direto do cérebro do negro enlouquecido por cocaína”.

Citação de famoso farmacêutico da época.

Se ele tiver cheirado você já era.

Como a elite americana (Há!) o conceito de um negro enlouquecido e insaciável acabando com sua mulher não era uma boa idéia a droga acabou sendo proibida.

Via Baiacu Inflado

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Fábio Design permalink
    9 novembro, 2010 4:20 am

    Parabéns pela riqueza de informações.
    Caso eu não tivesse lido tudo aquilo no wikipedia ha 2 horas atras, com certeza nesse momento eu teria conseguido absorver as mesmas informações, porém, com um sarcasmo inteligente, difícil de se ver hoje em dia (pelo menos por mim, onde moro atualmente).
    Defendo sempre que por lógica, devemos saber do que estamos falando antes de relatar fatos ou defender opiniões e você conseguiu fazer essas duas coisas demonstrando ter base (na historia) para tudo que falou, na sequencia certa, no português rico e claro.
    Legal.
    (ah) Me desculpa os erros gramaticais, de concordância e tals,,, parei na oitava.
    Fábio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: